Candidato do PDT mencionou de forma positiva o colega, que teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral no Amazonas, mas que mantém campanha
Luiz e Chico em evento da Rede, em 2016 (Reprodução/Facebook)
Candidato ao Senado pelo PDT, Luiz Castro teceu elogios ao também candidato Chico Preto (Avante) em pelo menos duas ocasiões: em entrevista ao podcast ‘As Amazonas’ e durante debate promovido pelo portal A Crítica, na última quinta-feira, entre os candidatos ao Senado.
No debate, o também ex-secretário de Educação do Amazonas enalteceu Chico e lamentou por “ele não poder ser candidato”, uma vez que Chico teve candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), tendo recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É uma pena que ele não poderá ser candidato porque seu partido não o referendou”, disse Castro.
A leitura que se tem é de que Luiz Castro esteja buscando apoio de Chico, caso ele desista de recorrer ao TSE.
Questionado, o ex-vereador disse que não desistirá e que “a luta vai continuar”. “Sou o primeiro caso de um cidadão pedindo uma candidatura avulsa pelo Brasil”, disse, em vídeo enviado à coluna.
Luiz Castro e Chico Preto já marcharam juntos em uma eleição. Foi em 2016, quando Chico se elegeu para um novo mandato na Câmara Municipal de Manaus, pelo PMN. O candidato a prefeito dele, no primeiro turno, foi Luiz Castro, à época filiado à Rede Sustentabilidade. Na ocasião, Chico desistiu da sua candidatura à prefeitura para apoiar Luiz.
Entre 2011 e 2014, foram colegas de parlamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).